Home > Noticias > TRILHA DA SAPOPEMA – TERRA INDÍGENA LAKLÃNÕ/XOKLENG

TRILHA DA SAPOPEMA – TERRA INDÍGENA LAKLÃNÕ/XOKLENG

Deseja fazer um passeio diferente e de resgate das nossas origens? A Ativa Aventuras te leva para conhecer esse roteiro maravilhoso e inspirador onde você vai visitar a Aldeia Bugio Terra Indígena Laklãnõ/Xokleng e poderá vivenciar uma experiência única de estar mais perto da cultura dos primeiros habitantes do nosso país.

A aldeia Bugio, da etnia Laklãnõ/Xokleng, está situada na terra Indígena, a 27 km do centro de Doutor Pedrinho (SC) por estrada de terra. A trilha ecológica tem o objetivo de proporcionar aos visitantes a experiência de conhecer parte remanescente da Mata Atlântica, cujo ecossistema e um dos mais ricos do mundo, mas também um dos mais ameaçados e vivenciar a cultura Laklanõ/Xokleng.

Após a recepção e apresentação da equipe dos trilheiros, no centro cultural da aldeia, inicia-se a trilha de 1800m. Você irá conhecer um lindo mirante, e descer para o vale de um riacho e seguir até uma Sapopema (árvore nativa) e também para uma incrível área dos Xaxim Bugio, espécie ameaçado de extinção, mas que nesta região ainda se encontra em abundância.

Na saída da trilha encontra-se a cabana Xokleng onde se pode vivenciar a cultura desde povo. No fogo de chão, no centro da cabana, as mulheres da aldeia preparam o Capú, uma comida dos caçadores, feito em tocos de bambu. Todos podem provar um pouco e ainda tomar chá de Sassafrás, igualmente feito no bambu. Nesse meio tempo, o ancião da aldeia conta a história do povo na língua xokleng, a qual é traduzido simultaneamente por um dos trilheiros. Emocionante!

Retornando ao centro cultural, teremos ainda a oportunidade de conhecer o memorial Xokleng, um pequeno museu com fotos e artefatos do povo. Também haverá a possibilidade de comprar lindos artesanatos feitos pelas mulheres da aldeia. O programa tem duração de cerca de três horas.

E olha que incrível: Os Xokleng vivem em casa de alvenaria, se vestem normalmente e muitos deles já foram para as cidades da região para trabalhar nas fábricas. Mesmo assim cultivam a cultura e na escola da aldeia é ensinado a história e a língua do povo.

Para Otto Hassler, sócio da Ativa Aventuras, participar deste roteiro é viver um dia de muito aprendizado e muita emoção: “Poder observar todo o esforço dedicado para a preservação da cultura de uma das etnias que habitavam a região, aprender sobre sua história, sua luta pela sobrevivência, seus rituais e toda a preocupação com a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável é simplesmente uma experiência única para todos nós. ”

Que tal vivenciar a cultura Laklanõ/Xokleng e caminhar pela nossa Mata Atlântica? Saiba todos os detalhes dessa aventura. Agende hoje mesmo seu horário com a Ativa Aventuras: (73) 99966 4373