Home > Noticias > São João 2021: Um misto de saudade e reinvenção na maneira de festejar

São João 2021: Um misto de saudade e reinvenção na maneira de festejar

A chegada do mês de junho provoca uma sensação especial para boa parte dos nordestinos, com as expectativas para as festas tradicionais de São João (24). A contagem regressiva para esse dia marca o calendário da população, que espera com ansiedade as comemorações, repletas de significados regionais, culturais e econômicos.

 

O fato é que o cenário da pandemia, desde o ano passado, pegou todos os envolvidos de surpresa, exigindo novas possibilidades, caminhos diferentes dos habituais e, sobretudo, criatividade para se sobressair.

 

 

De onde vem a tradição?

 

Os festejos têm origem europeia e cristã na Idade Média. A celebração foi trazida para o nosso país pelos portugueses, ainda durante o período colonial, sendo uma homenagem a São João Batista.

 

De acordo com a crença popular, Maria, mãe de Jesus, e Isabel, mãe de João Batista, fizeram um acordo: quem tivesse o primeiro filho acenderia uma fogueira na porta de casa.

 

O nascimento do santo católico também coincidiu com o solstício de verão – inverno na América do Sul. Neste período, o povo do campo festejava a proximidade das colheitas e fazia sacrifícios acendendo fogueiras para afastar demônios.

 

Outras tradições juninas foram sendo incorporadas ao longo dos anos. As quadrilhas, por exemplo, surgiram por influência portuguesa dos corridinhos, uma dança típica cujos passos se assemelham à quadrilha. Entretanto, principalmente no Nordeste, a culinária junina é essencialmente brasileira.

 

 

São João na Bahia

 

Para além das crenças e rituais religiosos, não dá para falar do santo sem citar as festas da Bahia. Estado conhecido pela alegria do povo, o São João baiano é um dos mais tradicionais do país e recebe turistas de todo o mundo. Os festejos se espalham pelo estado, com atrações nos seus 417 municípios.

 

As pessoas esperam ansiosamente por essa época. Os festejos juninos, com fogueira, comida e forró, são comemorados com muita alegria e tradição. Do forró pé-de-serra aos grandes shows, qualquer um pode entrar na dança e viver o clima do São João.

 

 

 

 

São João em Taboquinhas

 

A época mais gostosa do ano chegou! Já que a gente não pode festejar, “simbora” se deliciar com sabores quentinhos, em clima junino e com toda segurança. Época de decorar as casas, com bandeirinhas coloridas, balões, acender fogueira e comer as comidas mais deliciosas.

 

Taboquinhas não vai deixar de comemorar a tradição do São João. Com festejo adaptado, tradicional, de dentro de casa, na sala, varanda ou cozinha, é indiscutível que o que une a festividade junina, são os sentimentos de coletividade, de um povo que valoriza a cultura, a arte e as tradições. A fogueira vai dar espaço para as luzes das casas, que estarão acesas ao longo da noite, iluminando a mesa de milho preparada pelas famílias baianas, que mais do que nunca estarão reunidas, celebrando a data.

 

Para Jucimaria Pereira dos Santos, 28 anos, nascida e criada em Taboquinhas passar o segundo ano consecutivo sem a festa de São João é doloroso. Desde os tempos da escola ela gosta de curtir o clima dos festejos na cidade com as ruas enfeitadas e suas fogueiras. Outro aspecto que a cozinheira destaca são as comidas típicas como milho cozido e assado, canjicas, cocadas, e os deliciosos licores de cacau e de jenipapo. Para Juci definir o São João em uma palavra seria: Alegria!

 

Comida típica de São João? Na Ativa Aventuras em Taboquinhas vai ter sim sinhô! Já estamos em clima de São João, preparando tudo com muita segurança que este momento exige. Passe aqui é venha colocar a prosa em dia e se deliciar com uma surpresa típica desta época.

 

Ativa Aventuras (Taboquinhas) – (73) 99928-1372

 

 

Texto: Kátia Matias