Home > Noticias > ROTA RAÍZES DA BAHIA ILHÉUS À SALVADOR

ROTA RAÍZES DA BAHIA ILHÉUS À SALVADOR

A Ativa Aventuras vai te levar nesta experiência única na Costa da Bahia com agricultores, pescadores, quilombolas e artesões. De Ilhéus à Salvador! Quer vivenciar uma rota totalmente fora das rotas turísticas tradicionais? Então, vamos lá!

1º dia – Ilhéus: Terra do cacau, de praias belíssimas e de Jorge Amado, Ilhéus é um destino único na Bahia. Você vai conhecer o centro histórico, iniciando pela visita à casa e museu de Jorge Amado para conhecer sua trajetória e seus registros famosos. Ande pelas ruas de pedra e veja as diversas esculturas que representam o escritor, e claro, imagine as cenas de “Gabriela, Cravo e Canela”. Além das belezas naturais, também é um incrível cenário histórico, já que faz parte de uma das mais antigas regiões do país. Temos uma parada na Catedral São Sebastião que mostra a beleza arquitetônica e traços do estilo neoclássico, e para finalizar, visita ao Bataclan, um dos lugares mais históricos da cidade. Imortalizado nas obras de Jorge Amado, o antigo cabaré teve seu apogeu entre 1926 e 1938, hoje, ele preserva a memória dessa época e, ainda, dispõe de um charmoso restaurante com menu dedicado à culinária baiana. E ainda você vai ficar maravilhado com nossa parada em Taboquinhas com direito a conhecer a vista linda no melhor mirante da Costa da Bahia, em Serra Grande.

2º dia – Oficina de Chocolate e Caminhada: Todo mundo sabe que o chocolate vem do cacau. Mas você já pensou em produzir seu próprio chocolate? Sim, é possível. Isso mesmo, ter o prazer de preparar e degustar do chocolate feito por você em meio à roça de cacau. O processo é divertido e interativo, ou seja, você participará de todas as etapas: colheita do fruto no pé, separação das sementes, torrar sementes no fogo e amassá-las com pilão…com mais alguns segredinhos você fará seu próprio chocolate, e também degustará o delicioso mel de cacau. Durante o período da tarde, uma caminhada na Ilha do Rio de Contas na qual contemplaremos o cânion, com um belo visual para tomar banho. O contexto local ainda comporta a presença de bromélias, manguezais, ilhas e inúmeras espécies de pássaros, um verdadeiro pedacinho do paraíso na terra.

3º dia – Comunidade do Rio do Campo e Cachoeira da Pancada Grande: Nossa parada será na Cachoeira Pancada Grande que é um dos maiores atrativos da cidade de Ituberá, na Bahia. Visitar à maior cachoeira da costa do Nordeste, com queda d’água de 61 metros, distribuída em 2 degraus, é simplesmente um passeio inesquecível. Ela está localizada dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental) envolvida pelo verde intenso da Mata Atlântica e com ótimo estado de conservação. Depois, passeio de lancha até a comunidade de pescadores do Rio do Campo e em sequência passeio de canoa caiçara no mangue com degustação de ostras frescas na fogueira.

4º dia – Praia do Pratigí e Comunidade Quilombola: Quem não quer visitar uma praia própria para banho e repouso? A calmaria das águas da Praia de Pratigí, com aproximadamente 25 km de extensão, e ondas fracas, a torna excelente para o banho, em especial na época de maré baixa. Isso se dá devido aos bancos de areia situados entre 200 e 300 metros da praia. É um local perfeito para quem gosta de tomar banho de mar em águas calmas e mornas, sossego e contato com a natureza. Ocupada por fazendas de palmeiras, como coco e dendê, formando uma vista espetacular. Após o almoço, seguimos para a comunidade quilombola do Jatimane, na qual os remanescentes apresentam a história, cultura e encantos do povoado. Depois você irá conhecer o jardim sensorial, para aguçar os sentidos e apreciar ervas locais. Durante a visita é exibida também a extração da piaçava, planta fibrosa que tem muita importância financeira para a comunidade. E para finalizar a visita, participaremos de uma oficina de biojóias que são produzidas com matéria prima da natureza.

5º dia – Mestre de barro no rio Paraguaçu e a histórica Cachoeira: Quem nunca ouviu falar da região do Recôncavo Baiano? O primeiro destino é o Distrito de Coqueiros (muito conhecido pela produção de cerâmica) pertencente à cidade de Maragogipe, esta região ostenta um belo conjunto arquitetônico do período colonial. O distrito de Coqueiros valoriza a atividade artesanal e gera trabalho e renda para artesãos, aprendizes e suas famílias. Ao chegar à beira do rio Paraguaçú, pausa para o almoço e a seguir, visita à Mestre Ceramista Dona Cadu, uma alegre senhora de 98 anos que receberá o grupo no meio de suas panelas de barro. Ela mostrará a arte milenar na confecção das panelas e contará as interessantes histórias de vida. Depois seguimos para a cidade histórica de Cachoeira. Hospedagem no centro e walkingtour pelo interessante centro da cidade, onde iremos conhecer lugares repletos de histórias: Memorial da Irmandade da Boa Morte, Matriz Nossa Senhora do Rosário, Centro Cultural Hansen Bahia e a bonita orla do Rio Paraguaçu.

6º dia – Centro Dannemann, Igreja e ruínas Convento de Santo Antônio: Dia de conhecer o Centro Cultural Dannemann em São Felix. Local onde são fabricados os mais finos charutos. A fábrica foi fundada na segunda metade do século XIX pelo alemão Gerhard Dannemann e ainda hoje está em funcionamento. A fabricação de charutos ainda é feita de forma artesanal para preservar a cultura e os costumes da fábrica. Antes de chegamos à Salvador, faremos uma parada muito especial até a Baía do Iguapé, parte leste da Baía de Todos os Santos. Neste lugar remoto encontramos um dos monumentos mais significantes do século 17, a igreja e as ruínas do Convento de Santo Antônio. Majestosamente situada às margens do rio Paraguaçu, já foi palco de partes da novela Velho Chico. Após a visita deste lugar ímpar, seguimos para Salvador e nos hospedamos perto do Pelourinho.

Que tal arrumar as malas e conhecer de perto todas essas maravilhas? Saiba todos os detalhes dessa aventura. Agende hoje mesmo seu horário com a Ativa Aventuras: (73) 99281 – 1372