Todo mundo sabe que o chocolate vem do cacau. Mas você já pensou em produzir seu próprio chocolate? Sim, é possível. Isso mesmo, ter o prazer de preparar e degustar do chocolate feito por você em meio à roça de cacau. Otto Hassler, um dos sócios da Ativa Aventuras, implantou o Programa Roça do Cacau, há 10 anos com o objetivo de propagar o turismo na região de Taboquinhas (distrito de Itacaré) e também auxiliar no sustento da comunidade de agricultores da região.
Antes de chegar às prateleiras, os grãos passam por um largo processo. Ao visitar a Roça do Cacau você entenderá o que acontece desde a colheita até o momento em que essa delícia é degustada. Mas com um grande diferencial: todo o processo é feito de forma manual, com ajuda dos agricultores que auxiliam o turista do começo ao fim!
A primeira parte dessa aventura começa nas plantações dentro da mata. O cacau se dá principalmente em regiões tropicais, de clima quente e úmido. Desde o momento em que são plantadas, as árvores de cacau demoram em média 3 ou 4 anos para tornarem-se frutíferas. Passado esse tempo, começam a nascer flores, das quais apenas algumas sofrem fecundação e desenvolvem frutos. Após colhidos, os frutos são cortados ao meio cuidadosamente para não danificar as sementes, que estão presas na polpa e devem ser retiradas uma a uma manualmente. Cada fruto contém entre 20 e 40 sementes (mais ou menos do tamanho de uma amêndoa).
Produzido de forma sustentável, além de não agredir a cultura e o ecossistema local, o cacau também tem maior qualidade e ganha aromas e sabores da mata nativa. Com uma pequena prensa na polpa do cacau é extraído um líquido que é conhecido como mel do cacau, o néctar que escorre do fruto é doce e macio. O consumo é feito no meio da roça e dentro da cabaça vazia do cacau. Uma verdadeira delicia!
Continuando o processo o turista é levado até a casa de um agricultor, onde irá participar da torragem das sementes do cacau no fogão a lenha, da secagem da massa no pilão e por fim com você irá se deliciar do seu próprio chocolate. Uma vivência especial e diferenciada, que marcará sua história.
Para Otto é gratificante proporcionar ao turista esta experiência maravilhosa de conhecer todo o processo do chocolate artesanal, mas é preciso destacar também a importância social do projeto, além de respeitar a vegetação florestal, é essencial que a população local seja envolvida na cadeia produtiva, de forma a gerar trabalho e renda: “Participar de questões que envolvem as comunidades produtoras de cacau é muito importante, pois eles nos ensinam muito e são pessoas que estão sempre em defesa na natureza. Assim, reforçam um movimento maior, em expansão em todo o mundo, que promove os alimentos mais naturais, artesanais e sustentáveis. ”
Gostou? Pronto para participar desta aventura e fazer seu próprio chocolate? Agende hoje mesmo seu horário com a Ativa Aventuras: (73) 99928 – 1372
Texto: Kátia Matias